Ayrton Senna - o musical, faz do teatro musical uma plataforma multidisciplinar e propõe uma interface com o universo circense e da tecnologia para proporcionar ao espectador uma experiência imersiva, sensorial e sonora, que o transporte para o universo automobilístico. Movidos pela sensação da velocidade, elenco e equipe mergulharam num processo artístico da pesquisa de linguagem, traduzindo esse mundo da Formula 1 em partituras de movimento, gestos, sonoridades, vôos e saltos acrobáticos.
Crítica:
“Ayrton Senna, o musical, em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio, é um dos mais originais espetáculos do gênero criados no Brasil.”
(Ubiratan Brasil - Caderno 2, Estado de S. Paulo.)
Ayrton Senna - the musical, uses the musical theater as a multidisciplinary platform and proposes an interface with the circus universe and technology to provide the viewers an immersive, sensory and sound experience, that transport them to the automotive universe. Driven by the sensation of speed, the cast and crew plunged into an artistic process of language research, translating this Formula 1’s world into scores of motion, gestures, sonorities, flights and acrobatic jumps.
Link vídeo: https://youtu.be/MpnFGXuAtho
Ayrton Senna - o musical, faz do teatro musical uma plataforma multidisciplinar e propõe uma interface com o universo circense e da tecnologia para proporcionar ao espectador uma experiência imersiva, sensorial e sonora, que o transporte para o universo automobilístico. Movidos pela sensação da velocidade, elenco e equipe mergulharam num processo artístico da pesquisa de linguagem, traduzindo esse mundo da Formula 1 em partituras de movimento, gestos, sonoridades, vôos e saltos acrobáticos.
Crítica:
“Ayrton Senna, o musical, em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio, é um dos mais originais espetáculos do gênero criados no Brasil.”
(Ubiratan Brasil - Caderno 2, Estado de S. Paulo.)
Ayrton Senna - the musical, uses the musical theater as a multidisciplinary platform and proposes an interface with the circus universe and technology to provide the viewers an immersive, sensory and sound experience, that transport them to the automotive universe. Driven by the sensation of speed, the cast and crew plunged into an artistic process of language research, translating this Formula 1’s world into scores of motion, gestures, sonorities, flights and acrobatic jumps.
Link vídeo: https://youtu.be/MpnFGXuAtho
SOCIAL / ARTS FOR CHANGE
Renato Rocha desenvolve um tipo de trabalho único, que funde o teatro de pesquisa de linguagem com a metodologia que desenvolveu trabalhando em projetos de arte educação em diferentes lugares do mundo nos últimos dez anos, além dos sete anos que trabalhou no grupo de teatro Nós do Morro, como ator, professor de interpretação e coordenador de projetos sociais fora do morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Além das famosas ferramentas criadas por Augusto Boal (O Teatro do Oprimido) e pelo Professor Paulo Freire.
Em todos esses anos, Renato teve a oportunidade de ver o ser humano confrontando-se em realidades totalmente distintas e pôde perceber como a arte é uma poderosa ferramenta no trabalho de inclusão social, na elevação do ser humano na condição de cidadão capaz de construir sua própria história
Hoje Renato lidera projetos em diversos lugares do mundo, treinando equipe de professores e líderes comunitários, implementando sua filosofia de arte educação, que consiste em pensar a arte não só como instrumento capaz de espelhar o ser humano, mas também como forma de educação e formação do cidadão enquanto indivíduo capaz de pensar, motivar e modificar a realidade onde vive multiplicando o conhecimento, como agente transformador que possa seguir conectando esses diferentes mundos. Um agente multiplicador que saiba olhar dentro dos olhos da diferença e entender onde somos exatamente os mesmos, onde nos diferenciamos, onde nos complementamos, onde nos potencializamos e multiplicamos na volta por tantos mundos.
Renato Rocha develops a unique kind of work that fuses language research theater with the methodology he has developed working on art education projects in different parts of the world in the last ten years, in addition to the seven years he worked in theater group Nós do Morro, as an actor, acting teacher and coordinator of social projects outside Vidigal hill, in Rio de Janeiro. Plus the very famous tools created by Augusto Boal (The Theatre of the Oppressed) and Professor Paulo Freire.
In all these years, Renato had the opportunity to see the human being confronted in totally different realities and could perceive how art is a powerful tool in the work of social inclusion, in elevating the human being as a citizen capable of building his own history
Today Renato leads projects around the world, training teachers and community leaders, implementing his philosophy of art education, which consists of thinking art not only as an instrument capable of mirroring the human being, but also as a form of education and training of the citizen as an individual capable of thinking, motivating and modifying the reality where he lives by multiplying knowledge, as a transforming agent that can continue to connect these different worlds. A multiplier agent who knows how to look into the eyes of difference and understand where we are exactly the same, where we differentiate ourselves, where we complement each other, where we potentiate and multiply in the return of so many worlds.
FORMATO
5 encontros de 4 horas cada (total de 20h)
Custo: À combinar
Condições: Passagens, acomodação e alimentação por conta do contratante
Format:
5 meetings of 4 hours (total of 20 hours)
Cost: To be arranged
Conditions: Flights, accommodation and food on behalf of the contractor
[PT/BR] Programa_Workshop Social
[EN] Programme_Workshop Arts for Change