Ayrton Senna - o musical, faz do teatro musical uma plataforma multidisciplinar e propõe uma interface com o universo circense e da tecnologia para proporcionar ao espectador uma experiência imersiva, sensorial e sonora, que o transporte para o universo automobilístico. Movidos pela sensação da velocidade, elenco e equipe mergulharam num processo artístico da pesquisa de linguagem, traduzindo esse mundo da Formula 1 em partituras de movimento, gestos, sonoridades, vôos e saltos acrobáticos.
Crítica:
“Ayrton Senna, o musical, em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio, é um dos mais originais espetáculos do gênero criados no Brasil.”
(Ubiratan Brasil - Caderno 2, Estado de S. Paulo.)
Ayrton Senna - the musical, uses the musical theater as a multidisciplinary platform and proposes an interface with the circus universe and technology to provide the viewers an immersive, sensory and sound experience, that transport them to the automotive universe. Driven by the sensation of speed, the cast and crew plunged into an artistic process of language research, translating this Formula 1’s world into scores of motion, gestures, sonorities, flights and acrobatic jumps.
Link vídeo: https://youtu.be/MpnFGXuAtho
Ayrton Senna - o musical, faz do teatro musical uma plataforma multidisciplinar e propõe uma interface com o universo circense e da tecnologia para proporcionar ao espectador uma experiência imersiva, sensorial e sonora, que o transporte para o universo automobilístico. Movidos pela sensação da velocidade, elenco e equipe mergulharam num processo artístico da pesquisa de linguagem, traduzindo esse mundo da Formula 1 em partituras de movimento, gestos, sonoridades, vôos e saltos acrobáticos.
Crítica:
“Ayrton Senna, o musical, em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio, é um dos mais originais espetáculos do gênero criados no Brasil.”
(Ubiratan Brasil - Caderno 2, Estado de S. Paulo.)
Ayrton Senna - the musical, uses the musical theater as a multidisciplinary platform and proposes an interface with the circus universe and technology to provide the viewers an immersive, sensory and sound experience, that transport them to the automotive universe. Driven by the sensation of speed, the cast and crew plunged into an artistic process of language research, translating this Formula 1’s world into scores of motion, gestures, sonorities, flights and acrobatic jumps.
Link vídeo: https://youtu.be/MpnFGXuAtho
NAI - Núcleo de Artes Integradas
O NAI - Núcleo de Artes Integradas é um núcleo de pesquisas continuadas, e foi criado em 2016 pelo diretor Renato Rocha, com o intuito de criar plataformas multidisciplinares e multiculturais, onde a partir do conceito de antropofagia, que o diretor vem chamando de processo criativo antropofágico, fundamentar estruturas de processo criativo, capazes de produzir dispositivos, ferramentas e fundamentos para pesquisas de dramaturgias, corporeidades, estados sensórios e afetivos e linguagens estéticas. Dessa forma o NAI vem se estabelecendo num campo de pesquisa e interfaces entre as artes visuais, a performance art, o happening, o site specfic, a tecnologia, a palavra e as experiências imersivas e performativas, onde o espectadore é convidado para o centro dessa experiência, criando assim por cognição, sua própria dramaturgia, e por consequência, sua obra. Seu primeiro trabalho em 2016, “Before Everything Ends” (Antes que Tudo Acabe) foi criado especialmente para o Festival Home/Away em Glasgow. O segundo, a instalação performativa “S’Blood”, na Casa Rio, foi indicado ao Shell-RJ de 2018, na categoria Inovação.
NAI - Nucleus of Integrated Arts is a nucleus of continuous research, and was created in 2016 by director Renato Rocha, in order to create multidisciplinary and multicultural platforms, where from the concept of anthropophagy, which the director has been calling the anthropophagic creative process, to ground structures of creative process, capable of producing devices, tools and foundations for research of dramaturgies, corporealities, sensory and affective states and aesthetic languages. Thus NAI has been established in a field of research and interfaces between visual arts, performance art, happening, site specfic, technology, word and immersive and performative experiences, where the spectator is invited to the center of this thus creating by cognition his own dramaturgy, and consequently his work. NAI’s first work in 2016, “Before Everything Ends” was created especially for the Glasgow Home / Away Festival. The second, the “S'Blood” performative installation at Casa Rio, was nominated for Shell-RJ 2018, in the Innovation category.